Teto-Chão
“Os tetos costumam ser usados para ocultar a construção do piso e do telhado. Eles foram lugares favoritos para a decoração desde os tempos mais antigos: quer pintando a superfície plana, enfatizando os membros estruturais do telhado ou do chão, ou tratando-o como um campo para um padrão geral de alívio.[...]
”BRITANNICA, Editores da Encyclopedia. Disponível em: <https://www.britannica.com/technology/ceiling>. Acesso em: 13 nov. 2017
“Diz quem foi que fez o primeiro teto que o projeto não desmoronou, quem foi esse pedreiro esse arquiteto e o valente primeiro morador [...]” (BUARQUE, Chico. Almanaque. 1981)
Buscando um tema para o trabalho de fotografia contemporânea eu passei a reparar essa arquitetura que existe acima de nossas cabeças, uma arquitetura na qual temos que confiar no pedreiro/arquiteto(desconhecido pra nós) que o construiu.
Me fez pensar que na maioria das fotos “comuns”, dependendo muito do trabalho realizado, o teto quase nunca é mostrado, ele é literalmente arrancado, todo mundo sabe que ele está ali, mas quase nunca é mostrado, diferente do chão, que está presente em uma enorme quantidade de fotos, seja qual for o tema.
O teto é algo tão importante quanto o chão, enquanto um lhe dá uma base segura, o outro lhe protege.
Então porque existe esse corte do teto de não do chão na fotografia? Puramente estético ou existe um grau de importância menor indiretamente associado?
Somando a isto, o fato da sociedade estar ficando mais tecnológica, e com isso as pessoas passam enormes quantidades de horas de cabeça baixa olhando para seus smartphones, e indiretamente olhando para o chão, quase que esquecendo que existe algo sobre as vossas cabeças e não apenas algo debaixo de seus pés.
Os belos tetos, pintados por artistas renascentistas, projetados por arquitetos renomados, são todos reparados e fotografados, e o teto do seu cotidiano? Você saberia descrever o teto do corredor que você passa no mínimo 4 vezes por dia bem detalhado?













